IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #65: Leonardo Romero, vice-presidente de marketing da P&G

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/12/2020 04h01

Como é trabalhar a comunicação de marcas como Gillette, Pantene, Pampers, Always e Vicky?

O venezuelano Leonardo Romero, vice-presidente de marketing e marcas da Procter & Gamble, fala sobre o trabalho de publicidade e propaganda da multinacional no podcast Mídia e Marketing, publicado hoje (08/12).

Na entrevista, o executivo ainda aborda assuntos como o trabalho da empresa durante a pandemia, sustentabilidade e dá dicas para quem está começando na publicidade. O Brasil é o 3º maior mercado do mundo para a P&G.

"A palavra-chave da pandemia é propósito. Temos que acreditar no bem da sociedade, sempre pensando em inspirar a população. Precisamos agir com o nosso propósito de melhorar a vida das pessoas", afirma o executivo (no arquivo acima, este trecho está a partir de 2:33).

Sobre a forma de trabalhar a publicidade durante a crise causada pelo coronavírus, Leonardo reforça que as marcas precisam sempre estar ao lado dos consumidores. "O único jeito de ter um insight profundo é escutando que a sociedade quer. Não pode ter uma comunicação de "papel de parede. Consumidor agora procura conveniência, no e-commerce ou em lojas mais perto de casa", declara (a partir dos 5:15).

O executivo ainda fala sobre a responsabilidade de cuidar de uma marca icônica como Gillete. "Precisamos fazer sempre a coisa certa. Temos que liderar pelo exemplo. E, assim como como Gillette, precisamos de um portfólio melhor, mais completo, para todos os bolsos", diz (a partir de 14:48).

Venezuelano, Romero está há mais de 18 anos na P&G —além do Brasil, ele liderou equipes no Chile e no Panamá. "O mercado brasileiro é muito complexo por causa do seu tamanho. Os consumidores são totalmente diferentes e o mercado é muito fragmentado, muito disperso. Por outro lado, temos muito espaço para criar coisas diferenciadas", diz (a partir de 11:03).

Como uma campanha marcante criada por alguma outra marca, Romero cita o case "A boneca que nunca pedi", da agência Wieden+Kennedy SP para a Nike. "Tenho uma filha de 8 anos e estamos o tempo todo tentando motivá-la, mostrando que ela pode fazer o que quiser. Ela adorou essa campanha", diz o executivo (a partir de 20:59).

No episódio #5 do podcast, Fernanda Antonelli, diretora executiva da W+K, explica o processo criativo da ação (neste arquivo, a partir do 11:58).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.