IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #143: Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/08/2022 15h43

Como é cuidar da comunicação que não vende um produto específico, mas que precisa ter uma marca forte para que ela seja lembrada o tempo todo? O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Thais Souza Nicolau, diretora de branding do Mercado Livre para toda a América Latina —veja, acima, a entrevista na íntegra.

"Ser um marketplace sempre foi parte da nossa essência. Hoje, além de conectarmos empreendedores a consumidores, também ligamos grandes marcas a consumidores. Nos últimos 2 anos, passamos por um momento de trazer grandes marcas para dentro da plataforma, como Nike, Hering e Camicado, entre outras", afirma Thais (a partir de 6:45).

Atualmente, o Mercado Livre alcança 80 milhões de usuários únicos na América Latina, sendo 69 milhões deles no Brasil -e possui 22 milhões de produtos disponíveis em sua plataforma de venda.

"Vivemos uma disputa muito grande pelo espaço no celular das pessoas. Precisamos resolver a vida das pessoas", afirma (a partir de 9:53).

Para isso, a executiva aponta 3 caminhos: oferecer novas categorias de produtos dentro da plataforma, reduzir o tempo de entrega e manter o aplicativo interessante, com a criação de "lives commerce" com descontos, por exemplo.

"Hoje é mais difícil conquistar a atenção das pessoas. Essa disputa passa ter um conteúdo nativo, mais customizado, que tem muito mais resultado. A evolução da comunicação passa por isso", diz Thais (a partir de 14:40).

"Buscamos sempre nos associar com uma pessoa independentemente do tamanho dela, que tenha respeito pelos outros. Eu não vendo política, então preciso me associar a pessoas que estejam dispostas e falar sobre nossos assuntos. Se os valores são compartilhados, não tem problema", afirma a executiva (a partir de 27:55).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.