IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #173: Juliana Barros, diretora executiva de marketing e comunicação da Avon

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, de Piracicaba (SP)

16/10/2023 14h45

Como a Avon tem trabalhado para romper padrões estéticos na publicidade? E como é levantar as bandeiras que a marca acredita que são importantes para a sociedade, em tempos de polarização?

O episódio #173 do programa Mídia e Marketing conversa com Juliana Barros, diretora executiva de marketing e comunicação da Avon Brasil - veja, acima, a entrevista na íntegra.

Na papo, a executiva também fala sobre empoderamento feminino, sobre a mudança do centro global de inovação da marca para o Brasil e comenta como foram os anos em que a marca foi patrocinadora do Big Brother Brasil.

"A Avon foi uma das pioneiras a romper padrões estéticos na publicidade. Temos um papel importante de democratizar a beleza, em todas as classes sociais e em todas as idades. Temos esse compromisso na indústria da beleza, de mudar a forma do mundo pensar", diz (a partir de 18:45).

Confira outros destaques da entrevista:

Tendências pós-pandemia

A praticidade também cresceu depois da pandemia. As pessoas usam uma quantidade menor de produtos no dia a dia. Por outro lado, o autocuidado cresceu e uso caminhou junto com isso (a partir de 1:10)

Empoderamento feminino

A Avon foi criada para empoderar a mulher. As mulheres nem podiam votar e a gente já tinha a Avon proporcionando independência feminina para as mulheres (a partir de 5:58)

Temos um papel importante de democratizar a beleza, de todas as classes sociais e todas as idades. Temos esse compromisso na indústria da beleza, de mudar a forma do mundo pensar (a partir de 18:45)

Participação no Big Brother Brasil

A marca patrocinou o BBB durante dois anos. Conseguimos gerar muitas conversas, seguindo nosso propósito de marca e abraçando os contextos sociais que apareciam no programa (a partir de 7:58)

O grande segredo do BBB é a escolha dos participantes. Você tem que ter um elenco muito afinado, que represente de fato o que a gente tem na sociedade. É um programa que percebeu seu poder de gerar conversas, de trazer pautas importantes para a sociedade (a partir de 10:15)

Digitalização do consumidor

O WhatsApp hoje, independentemente da venda direta, é uma plataforma de relacionamento. E essa é a nossa essência, é a venda pelo relacionamento. Com ele, conseguimos abranger muito mais pessoas (a partir de 13:24)

Mudança de como fazer marketing

Foi necessário entender a regionalização do marketing. Como uma marca global, muitas vezes vinham propagandas enlatadas, com celebridades globais. A grande mudança foi essa regionalização. Hoje, o que a gente constrói aqui, é exportado (a partir de 31:39)

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.