IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #141: Antonio Augusto, diretor de marketing da Localiza

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

18/07/2022 14h48

O conceito de mobilidade mudou muito nos últimos anos. Como trabalhar o marketing de uma locadora de carros, um mercado que está em constante transformação? E como customizar a comunicação para diferentes públicos-alvo?

O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Antonio Augusto, diretor de marketing da Localiza —veja, acima, a entrevista na íntegra. Antonio também fala sobre o investimento em criação de conteúdo próprio, além da mudança do foco no marketing atual.

"O que tira o sono da maioria dos publicitários é se perguntar como uma marca se faz relevante no meio de todas as mudanças de hoje. O bom marqueteiro é aquele que se apaixona pelo cliente. A grande sacada pra que a comunicação tenha relevância é quando ela entrega realmente o que o cliente quer", diz (a partir de 18:48).

"A mudança do nosso negócio aconteceu por causa da mudança do perfil do cliente, um reflexo do consumidor. O aluguel de carro se massificou muito nos últimos 10 anos. Além disso, a experiência mudou muito nos últimos anos. Quando você vai alugar um carro hoje, nem precisa assinar nada. Pelo aplicativo, você faz uma selfie, o carro destranca e você pega uma chave no porta-luvas", declara o executivo (a partir de 1:29).

Antonio também aborda a criação de conteúdo proprietário —a Localiza lançou, recentemente, a plataforma "Vai por Mim". A empresa, atualmente, tem mais de 450 mil carros nas ruas, com mil pontos de contato com o consumidor.

"A customização do mundo digital trouxe mais facilidade. No final do dia, somos capazes de entregar as mensagens certas para os clientes certos. Na nossa plataforma, há um coletivo, com vários parceiros, para tornar a jornada do consumidor mais completa" (a partir de 6:49).

A conversa ainda passa pela criação da Maloca73, a agência de publicidade interna da marca. "Ela não veio para substituir as agências que trabalham para a gente: ela veio para dar celeridade e a proximidade que só uma agência interna pode ter. O encontro entre os dois mundos é o ideal", declara (a partir de 27:37).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.