IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #166: Cecilia Dias, VP de marketing da Pepsico

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

10/07/2023 14h46

Como ser relevante para ganhar a atenção das pessoas? E como abrir espaços de diálogos com o consumidor para tratar de temas como diversidade e inclusão?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Cecilia Dias, vice-presidente de marketing da Pepsico, dona de marcas como Toddy, Ruffles, Doritos, Gatorade e Torcida - veja, acima, a entrevista na íntegra.

Cecilia conta um pouco sobre a dinâmica de receber muitos pedidos, via redes sociais, SAC e equipes de vendas, para lançamentos de novos produtos - ou relançamento de antigos.

"Infelizmente, a gente não consegue agradar todo mundo. Há uma parcela fiel que sente falta de produtos que tiramos de linha, por exemplo. Por isso, continuamos as conversas, trocamos ideias um pouco mais de perto e respondemos os consumidores em todos os canais - mas temos que fazer escolhas, porque a gôndola também não é elástica" (a partir de 33:01).

Atualmente, as marcas da Pepsico possuem cerca de 90% de penetração dos lares brasileiros - ou seja, a cada 10 casas, 9 possuem algum produto da empresa.

"Todas as marcas têm sua personalidade própria, mas os valores da Pepsico permeiam todas: diversidade, inclusão e a responsabilidade de fazer um mundo melhor" (a partir de 2:43).

Para isso, o departamento de marketing da empresa é dividido em times: de categorias, para marca; que ouvem o consumidor, com insights; uma equipe de design; uma área de inovações e lançamentos e uma área nova, focada em conteúdo de marca e dados.

"Temos que surpreender o consumidor, mas de forma cada vez mais eficiente", diz Cecília.

Como exemplo, ela cita o lançamento de Doritos sabor pizza: "A ideia veio de um colaborador, quando estávamos fazendo rota de mercado. É um sabor mais democrático. O (salgadinho) Torcida (sabor) Petiscos de churrasco também veio da escuta do consumidor", diz (a partir de 12:26).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.