IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #163: Ana Peretti, VP de marketing da Electrolux

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em Piracicaba (SP)

29/05/2023 15h21

Airfryer e robô aspirador: Como é criar produtos que ajudam a resolver os pequenos problemas do nosso dia a dia? E como educar a população a ter um consumo mais consciente?

O programa Mídia e Marketing desta semana conversa com Ana Peretti, vice-presidente de marketing da Electrolux para América Latina - veja, acima, a entrevista na íntegra.

A executiva ainda fala sobre o papel dos influenciadores para as marcas e da importância de gerenciar os dados dos consumidores.

"A pandemia ressignificou o relacionamento das pessoas com as suas próprias casas. Os eletrodomésticos foram grandes aliados para tornar o momento menos doloroso" (a partir de 4:56).

A Electrolux é uma marca sueca, que está há 97 anos no Brasil. A empresa começou no país com a venda de aspiradores de pó portáteis - mas, a partir de 1996, com a compra da Prosdócimo, expandiu a marca no país. Hoje, vende produtos como geladeira, fogão, forno, máquinas de lavar e secar, máquina de lavar roupa, ar-condicionado, aspirador e ferro de passar.

"Nosso propósito é transformar a vida das pessoas para melhor. Precisamos facilitar a vida dos consumidores no dia a dia, para todos terem mais tempo para outras conexões dentro de casa", diz (a partir de 6:07).

"5% da nossa receita vai para inovação, em áreas como Engenharia, Produto, Design, Pesquisa e Marketing. Parte central disso é escutar os consumidores e resolver as dores e problemas das pessoas", declara (a partir de 8:23).

"Muito da nossa função é educar as pessoas a terem um consumo consciente, sobre como usar as funcionalidades corretas para evitar desperdício de comida, de água e de energia. Esse papel educacional é tão importante quanto as outras frentes", afirma (a partir de 21:50).

E como é ter produtos que não podem quebrar? "Isso passa pelo desafio de entender os dados do consumidor. Eles precisam se registrar na plataforma de relacionamento pós-compra, até para serem parte da régua de relacionamento, de uso e manutenção - preventivas ou não", declara (a partir de 28:54).

Ana também fala sobre o crescimento do papel dos influenciadores e criadores de conteúdo na publicidade.

"Nós buscamos relacionamentos de longo prazo. Nosso produto fica muito tempo na casa das pessoas, então é importante que nosso parceiro possua esse tempo para ter uma fala real", diz (a partir de 14:24).

Atualmente, a Electrolux possui uma parceria extensa com a apresentadora/chef de cozinha Rita Lobo, além de ações em áreas como arquitetura e sustentabilidade.

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.