IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #152: Rafael Montalvão, diretor de marketing da Netshoes

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

12/12/2022 14h49

Preço e promoção ainda fazem muita diferença no mundo digital? E como uma marca pode tentar mudar o estilo de vida dos brasileiros?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Rafael Montalvão, diretor de marketing do Grupo Netshoes - veja acima a entrevista na íntegra.

Nascida em 2000, a Netshoes já ultrapassou a marca de 1 bilhão de visitas em seu site, sendo um dos principais varejistas de vendas digitais do país. Agora tem mirado também para mais consumidores digitais - sejam eles recentes, do mundo pós-pandemia, sejam eles novos amantes de esporte.

"A pandemia mudou o comportamento do consumidor. Temos aumentado a penetração online em moda, como um todo. Conseguimos aproveitar bem a entrada de novos consumidores, aumentando a venda de bicicletas e acompanhando o crescimento do beach tennis, por exemplo", diz Rafael (a partir de 3:07).

A empresa foi adquirida em 2019 pelo grupo Magazine Luiza. Para o executivo, isso se tornou fundamental para que a marca se tornasse ainda mais presente na vida dos consumidores - a Netshoes esteve presente nos intervalos comerciais da Globo e do SporTV na Olimpíada, em 2021, e na Copa do Mundo deste ano.

"A marca estar presente é tão importante quanto preço e promoção. O consumidor precisa ter lembranças positivas das marcas: isso ajuda muito na tomada de decisão", declara Montalvão (a partir de 18:40).

Rafael ainda enumera uma série de iniciativas que a marca tem tomado para ampliar a conversa do dia a dia com os consumidores.

"Esporte é saudável, mas queremos mostrar que também é divertido, que vai gerar um ambiente de descontração. O esporte é uma ferramenta de conexão e de pertencimento, é essa é uma maneira da gente fazer o esporte para todos", diz (a partir de 16:30).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.