IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Em novo gibi de Mauricio de Sousa, Cascão vende suco e vira empreendedor

Novo gibi de Mauricio de Sousa será distribuído gratuitamente para as escolas da rede pública - Divulgação
Novo gibi de Mauricio de Sousa será distribuído gratuitamente para as escolas da rede pública Imagem: Divulgação

Sergio Kapustan

Do UOL, em São Paulo

30/10/2013 06h00

O criador da "Turma da Mônica", Maurício de Sousa, 78, lança hoje (30), em São Paulo (SP), um gibi que terá como temas o empreendedorismo e os sonho de seus personagens. Em uma das histórias em quadrinhos, o Cascão, para comprar uma bola de futebol, monta uma banca para vender suco de limão. 

Em outra HQ, Chico Bento tenta despoluir o rio de sua cidade. 

Com tiragem de 150 mil exemplares, a publicação “Turma da Mônica: semeando sonhos, empreendedorismo” é dirigida aos estudantes da capital paulista, de 1ª a 4ª séries.

O cartunista afirma que ficou à vontade para criar o gibi, pois, desde os seis anos de idade, é um empreendedor. Com o dom de desenhar, criava pipas e cartazes para professoras de sua escola.

“Como o Cascão, aprendi que o empreendedor deve planejar e focar seu negócio para obter sucesso”.

O dinheiro financiou os estudos e a compra de material para desenhar. Paralelo aos estudos, planejou a estratégia de se lançar autor de quadrinhos, o que ocorreu, em 1959, aos 24 anos, com o lançamento de sua primeira tira, o Bidu, na Folha.

“Desde os seis anos, aprendi que tudo é possível, desde que se coloque a mão na massa”, diz o criador da 'Turma da Mônica'”.

A publicação é uma parceria com a Oscip (Organização da sociedade civil de interesse público), Confia ME (Microfinança e Empreendedorismo), que investiu, segundo o presidente da entidade, Luiz Augusto de Souza Ferreira, 32, R$ 150 mil no projeto.

O gibi será distribuído em escolas públicas da capital de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e CEUs (Centro Educacional Unificado).

“Com o gibi, queremos apresentar aos estudantes numa linguagem que eles conhecem, exemplos de empreendedorismo”, diz Ferreira.

Segundo o consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa), Marcelo Sinelli, por ser uma linguagem de fácil assimilação, o quadrinho ajuda o jovem a entender o empreendedorismo de maneira mais fácil.

“De forma lúdica, o estudante aprende que pode, no futuro, ser dono do seu próprio negócio”, diz Sinelli.

O consultor afirma também que há outras formas de divulgação com internet. “A mídia digital é de fácil domínio do jovem e pode ser um instrumento útil para divulgar o empreendedorismo”.