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Empresa faz riquixás para carga e passageiros e fatura R$ 3 milhões por mês

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

19/03/2014 06h00

Sediada na Zona Franca de Manaus, na capital do Amazonas, a empresa Motocar especializou-se na produção de um veículo típico da Ásia: o riquixá, também conhecido como tuk-tuk, que é um triciclo com uma cabine para passageiros.

Por mês, a fábrica produz 300 veículos e fatura, em média, R$ 3 milhões, segundo o diretor de marketing Fábio Di Gregório, 24. Até o fim de 2014, a empresa quer triplicar a produção. O valor médio de cada veículo é de R$ 10 mil para as revendedoras. 

São três modelos de triciclo disponíveis nas concessionárias: com cabine para dois passageiros, que custa R$ 12,9 mil (para o consumidor final); com caçamba para cargas (R$ 13,9 mil); e com baú isotérmico (que mantém a temperatura de um produto) para o transporte de mercadorias perecíveis (R$ 14,9 mil). A venda é feita por meio de 15 concessionárias da empresa espalhadas pelo país. 

De acordo com Di Gregório, os triciclos de carga têm motor de 200 cilindradas, carregam até 350 kg e atingem até 60 km/h. “O foco das vendas são pequenos comércios de água, gás, bebidas e grandes empresas que transportam mercadorias dentro de suas fábricas ou em centros de distribuição”, afirma.

Já o modelo para passageiros tem motor de 150 cilindradas e pode chegar a 70 km/h. O veículo é indicado para o serviço de mototáxi, segundo o diretor de marketing da empresa. Em São Paulo (SP), por exemplo, o restaurante tailandês Tian utiliza o tuk-tuk para buscar e levar clientes no bairro onde fica.

O serviço de mototáxi, no entanto, não é regulamentado na capital paulista e em outras cidades do país. 

Para pilotar o triciclo, Di Gregório diz que é necessário ter habilitação para motos. O veículo conta com uma série de itens de segurança como extintor de incêndio, cinto de segurança, freio de mão, pisca-alerta, luzes de freio e de marcha a ré, entre outros.

Os triciclos possuem licenças do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) para circularem em qualquer via pública do país, segundo o diretor de marketing da Motocar.

“Foi um processo de homologação que levou dois anos. Tivemos de nos adequar aos índices de segurança, emissão de ruídos e de poluentes exigidos por estes órgãos”, declara.

Triciclo preenche espaço entre moto e carro, diz empresa

Segundo Di Gregório, o produto começou a ser desenvolvido em 2009, mas só foi lançado em 2011, por conta das autorizações necessárias. Ele diz que o objetivo dos triciclos é preencher a lacuna de preço entre motos e carros.

“Uma moto simples custa em torno de R$ 6.000 e carrega uma carga mínima no baú, enquanto o carro popular tem custo próximo a R$ 30 mil e despesas maiores com combustível”, declara. 

O diretor de marketing da empresa afirma, ainda, que foram investidos cerca de R$ 8 milhões na estruturação da fábrica. A maior parte do recurso veio de uma empresa privada, que é sócia no negócio.

Manutenção dificulta vida dos clientes

Para o professor de empreendedorismo do Insper Marcelo Nakagawa, o triciclo é uma solução interessante para empresas que fazem o transporte de mercadorias em curta distância, dentro de um bairro ou em cidades de pequeno porte, por exemplo.

“Será difícil um triciclo cruzar uma cidade como São Paulo para fazer uma entrega ou para transportar passageiros. É mais confortável e seguro utilizar veículos de carga e táxis para essas situações”, diz.

Nakagawa declara, ainda, que a manutenção dos triciclos é uma dificuldade para os compradores do produto. De acordo com a Motocar, os reparos nos veículos são feitos apenas pela rede de concessionárias.

“Se o estabelecimento não tiver a peça em estoque ou estiver com uma fila grande de triciclos para consertar, o cliente ficará sem o veículo por alguns dias. Como o público da fabricante são outras empresas, o prejuízo causado por um triciclo parado pode ser grande”, afirma o professor do Insper.

Serviço:

Motocar: (92) 3617-8450. Site: www.triciclosmotocar.com.br