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UFC inspira franquia e quiosque em formato de octógono; veja negócios

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo

24/03/2014 06h00

O nocaute do brasileiro Anderson Silva sobre o compatriota Vitor Belfort no UFC, campeonato mundial de artes marciais mistas (MMA, em inglês), em fevereiro de 2011, foi a motivação para a abertura de duas empresas diferentes de roupas e equipamentos para lutadores: a Octógono Store e a franquia For Fighter.

Na época, o empresário Ricardo Maitino, 25, gastou R$ 200 mil para abrir a Octógono Store, um quiosque em formato de octógono (ringue onde são realizadas as lutas de MMA) em um shopping em São Paulo (SP). E Vinicius Chelles, 31, resolveu transformar sua loja virtual em estabelecimentos físicos e investiu R$ 300 mil na criação da For Fighter, na capital paulista. 

Maitino diz que, após a luta entre Silva e Belfort, foi necessário um ano de planejamento para tirar o negócio do papel. Para atrair os fãs e praticantes do MMA, a ideia foi montar a loja em um quiosque de dez metros quadrados em formato de octógono.

A rede Octógono Store tem três unidades próprias e cada uma fatura cerca de R$ 30 mil, segundo o empresário. O quiosque vende camisetas, bermudas, bonés, luvas, protetores bucais e até quimonos, cujo preço pode chegar a R$ 319,90.

Maitino estuda a expansão da empresa no modelo de franquias. Mas diz que ainda não há prazo para que isso ocorra.

Franquia For Fighter fatura até R$ 60 mil por mês

A rede For Fighter, criada por Chelles, tem sete unidades, incluindo a loja própria comandada por ele. Cada uma fatura entre R$ 40 mil e R$ 60 mil, segundo o empresário. O investimento inicial em uma loja da rede é a partir de R$ 175 mil (inclusos taxa de franquia + estoque inicial + mobília + capital de giro, reforma do imóvel não inclusa).

O empresário diz que, ao assistir a luta entre Anderson Silva e Vitor Belfort, percebeu que o MMA poderia virar uma febre no Brasil. “Sempre acompanhei o esporte e, com toda a repercussão que a luta teve, percebi que poderia transformar meu site, que era apenas um hobby, em um negócio.”

Em 2012, um ano após abrir a loja física, Chelles iniciou a expansão por meio de franquias. Embora reconheça que tenha franqueado o negócio depressa, o empresário afirma que foi uma decisão acertada. “Se demorasse muito, talvez outros empresários pudessem copiar o modelo e virarem concorrentes mais fortes.”

De acordo com o empresário, a cada loja inaugurada é levado um lutador profissional para uma sessão de fotos e autógrafos com os fãs. Lyoto Machida e Renan Barão, por exemplo, já participaram de inaugurações. “É um investimento em marketing que fazemos para atrair clientela desde o primeiro dia de operação”, declara.

Empresários do segmento concorrem com grandes varejistas

Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) Marcelo Sinelli, as lojas de artigos para lutas são um nicho que está em alta, influenciado pela grande exposição do UFC na mídia.

Porém, ele afirma que, por ser um esporte violento, há pessoas que repudiam a prática. “É um mercado que tende a permanecer restrito aos fãs de MMA”, afirma.

Sinelli declara, ainda, que essas lojas competem com grandes varejistas no segmento de esportes, como Centauro, Decathlon e Netshoes. Como eles compram em maior escala, podem oferecer preços mais baixos para o consumidor.

“O pequeno lojista tem de ser um especialista nos produtos dele. É preciso ter uma equipe que entenda e pratique lutas para oferecer o atendimento personalizado que o grande varejista não consegue. Tentar bater de frente com o preço é quase suicídio para o negócio”, diz.

No caso específico da Octógono Store, para Sinelli, a empresa erra ao não ter um provador. “Se o cliente não souber o tamanho de roupa ou quiser presentear alguém, como ele faz? Em muitos casos, ele pode desistir da compra e nunca mais voltar ao quiosque”, diz.

Serviço:

For Fighter: (11) 3862-7146. Site: www.forfighter.com.br
Octógono Store: (11) 2093-8897. Site: www.octogonostore.com.br

Cuidados ao escolher uma franquia

Tempo de mercadoVerifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados
Pesquisa com franqueadosAs redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro
FaturamentoDesconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento
Prazo de retornoA ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior
Assinatura de contratoO negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc.