Com casos reais, série de TV vai dar dicas de empreendedorismo para jovens
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e o canal Futura vão mostrar em uma série de TV o dia a dia de jovens empreendedores e como eles usam a criatividade para lidar com situações do cotidiano e para identificar novas oportunidades.
É o #projetoempreender, que vai apresentar histórias de 78 jovens, entre 13 e 24 anos, de diferentes lugares do país, que criaram produtos e serviços com grande potencial a partir de sua própria vivência pessoal. Eles atuam em diversos segmentos, como música, moda, artes visuais e gastronomia.
A estreia é na próxima quarta-feira (22), às 16h30, no canal Futura. A exibição do capítulo inédito será sempre às quartas-feiras, com reprises aos sábados, às 16h. Os episódios têm 30 minutos de duração e a classificação é livre.
Cadeirante dona de marca de roupas e fã de games estarão na série
Um dos empreendedores apresentados é a estudante de moda Luana Cavalcante, 20, que usa cadeira de rodas e é a fundadora da marca Sweet Angels. Ela comercializa shorts, vestidos, macacões e camisas com velcro na lateral. As roupas, feitas sob medida, dão mais autonomia às pessoas com deficiência.
Outro exemplo é o estudante de engenharia Giovanni Tramontin, 20, que gerencia um canal no YouTube chamado Hoxton Gamer, com dicas sobre como vencer jogos online.
Frequentador de canais similares na web, o jovem começou a gravar vídeos e angariou fãs. A partir daí, procurou patrocinadores e parceiros. Graças a isso, Tramontin conseguiu monetizar o Hoxton Gamer, que conta, hoje, com 50 mil visualizações mensais e cerca de 5.300 assinantes.
Metade dos novos empreendedores brasileiros tem até 34 anos, segundo a Pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor/2013), maior estudo sobre empreendedorismo no mundo.
“O empreendedorismo é uma alternativa de carreira cada vez mais viável para os jovens. Há cinco anos, o maior sonho profissional dos jovens era trabalhar em uma multinacional, hoje é ter o próprio negócio”, afirma o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto.
Projeto inclui vídeos curtos e jogo online
O #projetoempreender contempla ainda programas de animação de curta duração (dois minutos cada), com orientações e dicas para quem quer montar o próprio negócio.
O objetivo é levar ao público, de forma simples e bem humorada, conceitos e conhecimentos sobre empreendedorismo, como a necessidade de pesquisa de mercado para alavancar o negócio e as diferentes formas de registrar uma empresa. Um jogo online, o CDF (Clube Desafio Futura), irá testar os conhecimentos dos internautas sobre o tema.
Os programas de curta duração serão veiculados na grade do Futura também a partir do dia 22 e ficarão disponíveis no site http://zip.net/bbpWQW. Os episódios da série de TV também estarão na página.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.