Veja lições de empreendedorismo de 7 filmes indicados ao Oscar
Na lista de filmes indicados ao Oscar, que será entregue no próximo domingo (2), há produções que merecem atenção dos empreendedores. Em “Capitão Phillips”, por exemplo, o capitão do navio (Tom Hanks) precisa lidar com um ataque inesperado de ladrões e planejar um jeito de salvar sua tripulação.
Já em “O Lobo de Wall Street”, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) enriquece rapidamente enganando investidores no mercado de ações. No entanto, seu carisma e capacidade de influenciar as pessoas –clientes e funcionários– o tornam um grande líder.
O UOL ouviu especialistas em negócios e listou lições de empreendedorismo retiradas de sete das nove tramas indicadas ao Oscar de melhor filme.
1. Aprenda a gerenciar crises
No filme “Capitão Phillips”, o capitão Richard Phillips (Tom Hanks) comanda um navio cargueiro que é atacado por ladrões armados. Mesmo diante de uma situação inesperada, o capitão planeja um jeito para salvar a si mesmo e a sua tripulação.
“Assim como no filme, o empresário lida com dificuldades e fatores externos que podem afetar a empresa. A questão é: como reagir a isso? É preciso ter planejamento e foco para superar tais obstáculos”, diz o especialista em neurolinguística e diretor da empresa de treinamentos ITMPro, Sergio Tovanni.
2. Determine as funções certas para as pessoas certas
Em “Trapaça”, o casal de malandros Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) é recrutado pelo agente do FBI (polícia federal norte-americana) Richie DiMaso (Bradley Cooper) para desmanchar um esquema da máfia em troca do perdão pelos seus crimes.
Segundo Tovanni, apesar de os personagens terem uma conduta politicamente incorreta, a grande lição do filme é a formação de uma equipe com as pessoas certas para cada função. “Colocar as pessoas certas nos lugares certos é essencial para obter o resultado desejado, principalmente numa pequena empresa”, afirma.
3. Seja um líder na empresa
“O Lobo de Wall Street” conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que enriquece rapidamente enganando investidores no mercado de ações. Para Tovanni, a conduta do personagem é reprovável, mas o carisma e a capacidade de influenciar as pessoas fazem dele um grande líder.
No entanto, segundo o coordenador do curso de administração da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Cláudio Carvajal, o filme alerta também para os golpes que o empresário pode sofrer. “Às vezes, o empreendedor conhece pessoas que querem se aproveitar dele. É preciso ter senso crítico para identificar quem se aproxima apenas por interesse”, diz.
4. Identifique oportunidades no mercado
Em “Clube de Compras Dallas”, o caubói Ron Woodroof (Matthew McConaughey) levava uma vida regada a sexo, drogas e bebidas até descobrir que tem Aids. Para prolongar a própria vida e a de outras pessoas com a doença, ele questiona a indústria farmacêutica americana e passa a vender remédios e drogas alternativos nos EUA.
De acordo com Carvajal, apesar de a atividade ser ilegal, o personagem identificou um problema, descobriu uma solução e encontrou um público consumidor, passos essenciais para a criação de um negócio. “Se o filme não tratasse da venda de drogas, seria um exemplo perfeito de empreendedorismo”, declara.
5. Levante-se após uma queda
Na trama “12 Anos de Escravidão”, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é sequestrado e vendido como escravo a um fazendeiro (Michael Fassbender). Depois de 12 anos, ele conhece um advogado abolicionista (Brad Pitt) que consegue libertá-lo.
Solomon não se conforma com sua situação e, mesmo com outros escravos dizendo para ele se calar e obedecer ao fazendeiro, ele expõe seu ponto de vista e é castigado, mas não desiste. Para Carvajal, a atitude do personagem serve de exemplo para o empreendedor, que deve se levantar após uma queda ou erro e continuar lutando para alcançar seu objetivo.
6. Use a criatividade para superar obstáculos
No filme “Gravidade”, a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) fica parte da história sozinha no espaço, após destroços de um satélite atingirem a nave onde estava. Sem comunicação com a Terra e com pouco oxigênio, ela tenta encontrar um meio de sobreviver.
Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer, esta solidão e a falta de recursos acontecem em vários momentos da pequena empresa, especialmente no início. “O empresário precisa ser criativo e persistente, assim como a personagem, para alcançar suas metas”, declara.
7. Tenha foco e metas definidas
Em "Philomena", a personagem que dá nome ao filme (Judi Dench) vive em um convento, engravida na adolescência e é obrigada a dar o filho para adoção.
Para Carrer, a principal lição da trama é a perseverança. “Assim como a personagem, o empreendedor precisa traçar um objetivo de vida e não desistir no meio da jornada”, afirma.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.