IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Veja lições de empreendedorismo de 7 filmes indicados ao Oscar

Afonso Ferreira

Do UOL, em São Paulo (SP)

28/02/2014 06h00

Na lista de filmes indicados ao Oscar, que será entregue no próximo domingo (2), há produções que merecem atenção dos empreendedores. Em “Capitão Phillips”, por exemplo, o capitão do navio (Tom Hanks) precisa lidar com um ataque inesperado de ladrões e planejar um jeito de salvar sua tripulação.

Já em “O Lobo de Wall Street”, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) enriquece rapidamente enganando investidores no mercado de ações. No entanto, seu carisma e capacidade de influenciar as pessoas –clientes e funcionários– o tornam um grande líder.

O UOL ouviu especialistas em negócios e listou lições de empreendedorismo retiradas de sete das nove tramas indicadas ao Oscar de melhor filme.

1. Aprenda a gerenciar crises

No filme “Capitão Phillips”, o capitão Richard Phillips (Tom Hanks) comanda um navio cargueiro que é atacado por ladrões armados. Mesmo diante de uma situação inesperada, o capitão planeja um jeito para salvar a si mesmo e a sua tripulação.

“Assim como no filme, o empresário lida com dificuldades e fatores externos que podem afetar a empresa. A questão é: como reagir a isso? É preciso ter planejamento e foco para superar tais obstáculos”, diz o especialista em neurolinguística e diretor da empresa de treinamentos ITMPro, Sergio Tovanni.

2. Determine as funções certas para as pessoas certas

Em “Trapaça”, o casal de malandros Irving Rosenfeld (Christian Bale) e Sydney Prosser (Amy Adams) é recrutado pelo agente do FBI (polícia federal norte-americana) Richie DiMaso (Bradley Cooper) para desmanchar um esquema da máfia em troca do perdão pelos seus crimes.

Segundo Tovanni, apesar de os personagens terem uma conduta politicamente incorreta, a grande lição do filme é a formação de uma equipe com as pessoas certas para cada função. “Colocar as pessoas certas nos lugares certos é essencial para obter o resultado desejado, principalmente numa pequena empresa”, afirma.

3. Seja um líder na empresa

“O Lobo de Wall Street” conta a história de Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio), que enriquece rapidamente enganando investidores no mercado de ações. Para Tovanni, a conduta do personagem é reprovável, mas o carisma e a capacidade de influenciar as pessoas fazem dele um grande líder.

No entanto, segundo o coordenador do curso de administração da Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista), Cláudio Carvajal, o filme alerta também para os golpes que o empresário pode sofrer. “Às vezes, o empreendedor conhece pessoas que querem se aproveitar dele. É preciso ter senso crítico para identificar quem se aproxima apenas por interesse”, diz.

4. Identifique oportunidades no mercado

Em “Clube de Compras Dallas”, o caubói Ron Woodroof (Matthew McConaughey) levava uma vida regada a sexo, drogas e bebidas até descobrir que tem Aids. Para prolongar a própria vida e a de outras pessoas com a doença, ele questiona a indústria farmacêutica americana e passa a vender remédios e drogas alternativos nos EUA.

De acordo com Carvajal, apesar de a atividade ser ilegal, o personagem identificou um problema, descobriu uma solução e encontrou um público consumidor, passos essenciais para a criação de um negócio. “Se o filme não tratasse da venda de drogas, seria um exemplo perfeito de empreendedorismo”, declara.

5. Levante-se após uma queda

Na trama “12 Anos de Escravidão”, Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor) é sequestrado e vendido como escravo a um fazendeiro (Michael Fassbender). Depois de 12 anos, ele conhece um advogado abolicionista (Brad Pitt) que consegue libertá-lo.

Solomon não se conforma com sua situação e, mesmo com outros escravos dizendo para ele se calar e obedecer ao fazendeiro, ele expõe seu ponto de vista e é castigado, mas não desiste. Para Carvajal, a atitude do personagem serve de exemplo para o empreendedor, que deve se levantar após uma queda ou erro e continuar lutando para alcançar seu objetivo.

6. Use a criatividade para superar obstáculos

No filme “Gravidade”, a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock) fica parte da história sozinha no espaço, após destroços de um satélite atingirem a nave onde estava. Sem comunicação com a Terra e com pouco oxigênio, ela tenta encontrar um meio de sobreviver.

Segundo o consultor do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) Gustavo Carrer, esta solidão e a falta de recursos acontecem em vários momentos da pequena empresa, especialmente no início. “O empresário precisa ser criativo e persistente, assim como a personagem, para alcançar suas metas”, declara.

7. Tenha foco e metas definidas

Em "Philomena", a personagem que dá nome ao filme (Judi Dench) vive em um convento, engravida na adolescência e é obrigada a dar o filho para adoção.

Para Carrer, a principal lição da trama é a perseverança. “Assim como a personagem, o empreendedor precisa traçar um objetivo de vida e não desistir no meio da jornada”, afirma.