Veja 20 franquias com mais lojas; avalie prós e contras antes de investir
Com 3.691 pontos de venda, a rede de perfumes e cosméticos O Boticário é a franquia com o maior número de unidades em operação no Brasil atualmente, segundo ranking divulgado pela ABF (Associação Brasileira de Franchising). O levantamento considera o número de lojas contabilizado até dezembro de 2013.
Em segundo lugar, ficou a franquia Colchões Ortobom (loja de colchões), com 1.783 unidades em operação no ano passado, seguida pelo McDonald’s (rede de fast-food), com 1.646 pontos de venda, de acordo com o ranking.
A franquia de reforço escolar Kumon ficou na 4ª posição, com 1.565 unidades, e a rede de chocolates Cacau Show é a 5ª colocada, com 1.545 lojas.
Para a consultora no setor de franquias Ana Vecchi, do escritório Vecchi Ancona, quando uma marca opera com muitas lojas, o novo franqueado já terá clientela desde o dia da inauguração.
"O esforço de venda é menor, pois as pessoas conhecem a marca e os produtos. Além disso, a empresa já tem experiência como franqueadora e, na teoria, pode oferecer maior suporte ao franqueado", afirma.
No entanto, a consultora diz que a taxa de franquia e, consequentemente, o investimento inicial são mais caros quando a franquia está consolidada no mercado e tem muitas lojas em operação. “O fraqueado paga pelo nome que a empresa construiu e pela experiência que ela oferece.”
Vecchi declara, ainda, que ao investir em uma franquia com muitas unidades em funcionamento, os pontos disponíveis tendem a ser menos privilegiados. “Em tese, os locais de maior interesse já foram ocupados por outros franqueados e a rede precisa procurar pontos de menor fluxo ou com menor presença de seu público-alvo.”
Cuidados ao escolher uma franquia
Tempo de mercado | Verifique há quanto tempo a rede atua no mercado. Se a franquia for nova, veja o número de unidades próprias. É por meio delas que a franqueadora adquire experiência e conhecimento da área que irá transmitir aos franqueados |
Pesquisa com franqueados | As redes são obrigadas a apresentar a COF (Circular de Oferta de Franquia) para os interessados. O documento deve indicar endereço, nome e telefone de franqueados e ex-franqueados. É importante ligar para o maior número possível para saber sobre investimento, faturamento, tempo de retorno e lucro |
Faturamento | Desconfie de número fantásticos. O ideal é avaliar mais de uma franquia do setor que deseja ingressar para ver se os números são similares. Segundo a ABF, o lucro varia de 10% a 15% sobre o faturamento |
Prazo de retorno | A ABF trabalha com o prazo de retorno de 18 a 24 meses para microfranquias, que exigem um investimento mais baixo, e de 36 meses para franquias, que necessitam de investimento maior |
Assinatura de contrato | O negócio só pode ser fechado após o prazo de 10 dias da entrega da COF. O objetivo é evitar a assinatura por impulso. A COF informa o número de franqueados ativos e inativos (nos últimos 12 meses), com telefone, ações judiciais contra a empresa e estimativa de investimento, faturamento etc. |
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