IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Fetiche por pés faz empresa lançar esmalte comestível de caipirinha e maçã

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

28/03/2014 10h08

Os pés femininos sempre despertaram o interesse do empresário Denis Goryup, 45. Por isso, ao buscar uma alternativa para investir no mercado erótico, ele não teve dúvidas em transformar o fetiche no seu negócio.

Depois de perceber que eram poucas as alternativas, segundo ele, para aquecer as carícias nos pés entre os casais, ele teve a ideia de criar uma linha de esmaltes comestíveis. "Só havia penas para fazer cócegas e algemas. Quis criar algo que aumentasse o toque os entre casais", diz.

Após dois anos de estudo de mercado e de alguns testes para ver qual seria a aceitação do público, ele abriu a empresa Sabores do Amor, em São Paulo (SP), e lançou uma linha de esmaltes comestíveis.

Os produtos estão sendo apresentados na Erotika Fair, que será realizada até 30 de março, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo. Os esmaltes são vendidos por R$ 20 cada e há dez opções de sabores: baunilha, caipirinha, cereja, champanhe, chocomenta (chocolate com menta), guaraná com açaí, maçã, menta, morango e pêssego.

Apesar de ser a primeira divulgação dos produtos no mercado nacional, os esmaltes foram lançados, no início do mês, em uma feira de cosméticos em Portugal.

Segundo Goryup, todas as mil unidades que ele levou para o exterior foram vendidas. "O que fez mais sucesso foi o sabor açaí com guaraná, por ser tipicamente brasileiro. Perdi vendas por não ter mais produtos", declara.

Na Erotika Fair, ele espera comercializar 5.000 esmaltes, além de receber pedidos de sex shops e revendedores. Além do esmalte, ele também produz um brilho labial que esquenta os lábios, vendido por R$ 10.

Amiga ajudou a desenvolver as fórmulas

Para abrir a Sabores do Amor, o empresário precisou de um investimento inicial de R$ 25 mil. A fórmula do esmalte foi criada com a ajuda de uma amiga que é química. Ele diz que também contribuiu para o desenvolvimento porque entende de corantes e aromatizantes, já que seu avô fabricava balas e ele acompanhava a produção.

"Os ingredientes são da indústria alimentícia, para não causar alergias. Até tentei registrar a empresa como sendo de alimentação, mas não pude, pois o uso do produto é cosmético", diz. O empresário afirma que a empresa tem todas as licenças exigidas pela legislação brasileira para funcionar.

O próximo passo da Sabores do Amor, segundo Goryup, é lançar o esmalte comestível com sabor também para crianças. Para isso, ele está buscando parcerias com marcas conhecidas no mercado infantil.

“Neste caso, o produto virá com o nome da marca parceira, que pode ser um personagem de desenho, por exemplo. A meta é que o produto esteja no mercado ainda no primeiro semestre”, afirma.

Lançamento de produto exige novo plano de negócios, diz consultor

Arthur Eugênio Achoa, gerente do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo), diz que o mercado erótico é amplo e em expansão, por isso apresenta boas oportunidades de negócios.

Ele diz que lançar um produto durante uma feira do setor, como faz a Sabores do Amor na Erotika Fair, é algo positivo, mas deve estar de acordo com o público-alvo.

“Se o empresário quiser que seu produto atenda a todas as mulheres, não só as consumidoras de itens sensuais, pode ser prejudicial fazer o lançamento numa feira erótica. Por isso, é importante estudar bem o público-alvo e fazer um plano de negócios não só para a empresa, mas para o novo produto”, afirma.

Dessa forma, o empresário deve colocar no papel quais serão seus esforços de marketing, onde e como o produto será vendido e assim por diante, ele diz.

Apostar no segmento infantil, o segundo público que a Sabores do Amor pretende atingir, também é uma boa escolha, de acordo com Achoa, mas exige cuidados, já que se trata de um mercado muito controlado.

“As crianças têm um consumo cada vez mais expressivo e influenciam na compra. Antigamente, os pais decidiam, hoje, elas têm esse poder. Entretanto, deve haver um cuidado muito grande com o produto, buscar certificações, pois, se houver algum problema, a empresa pode sofrer sanções pesadas”, declara.

Serviço:

Sabores do Amor: www.saboresdoamor.com