IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Atriz e empresária, Giovanna Antonelli dá 5 dicas para abrir um negócio

Larissa Coldibeli

Do UOL, em São Paulo

30/06/2014 06h00

Além de ser uma atriz de sucesso, Giovanna Antonelli, 38, é uma mulher de negócios. Ela acaba de lançar uma franquia de depilação a laser e estética, a Giolaser, e é sócia do também ator Reynaldo Gianecchini em um restaurante de comida orgânica no Rio de Janeiro, o Pomar Orgânico.

Giovanna ainda assina uma linha de esmaltes, fabricados pela Speciallità; de semijoias, da Rommanel; de óculos de sol, da Triton Eyewear; e de bolsas, da Le Postiche.

“Eu sempre tive vontade de fazer negócios, me preparei nos últimos dez anos com esse objetivo”, afirma. 

A seguir, a atriz conta como escolhe e administra seus negócios, com dicas que se aplicam a qualquer empreendedor.

1. Invista em um negócio com que tenha afinidade

Na hora de escolher o setor em que vai apostar, a atriz considera essencial fazer uma escolha que tenha a ver com sua experiência de vida ou com suas afinidades. 

“Meu trabalho como atriz está ligado à beleza, à estética, à saúde, à alimentação. Então, se eu for construir um prédio, será um risco. Enquanto eu trabalhar com algo que eu uso, em que eu acredito, eu poderei vender esse produto com propriedade. É mais verdadeiro e tem a ver com a minha proposta de vida e de carreira”, afirma Antonelli.

2. Prepare-se para a nova empreitada

A dica de Antonelli para os empreendedores é apostar na preparação antes de começar o negócio, fazendo cursos e conhecendo melhor o mercado ou a profissão. 

"Não adianta querer ser pintor e achar que basta inventar uma tela. Vá fazer um curso de pintura. Existem degraus para se chegar a qualquer lugar", diz.

3. Esteja cercado de bons profissionais

Escolher bons profissionais para fazer parte de sua empresa é um passo importante, sobretudo quando o empresário não terá tempo para se dedicar integralmente ao negócio. 

“O profissionalismo e o caráter são as bases de qualquer negócio. Todos têm que ter a mesma capacidade de sonhar e vontade de realizar. É isso que traz a garra para crescer”, afirma Antonelli.

4. Seja sincero com seus parceiros 

Para ela, quem trabalha com amigos ou parentes precisa separar laços afetivos de necessidades profissionais.

“Quando tenho que discutir alguma questão com meus sócios, não há dedos entre a gente e nem pode haver, pois toda semana temos ajustes a fazer. Se eu provo uma comida no restaurante e está ruim, sou a primeira a falar para a chef [Andrea Henrique], que é minha sócia. Temos que ter humildade para errar e melhorar. Nos negócios, eu não preciso ganhar no sorriso. Ganhar na seriedade vale mais.”

5. Mantenha-se fiel aos seus valores

Para Giovanna Antonelli, outro ponto de atenção é conservar no seu trabalho os valores que o empresário tem na vida. 

“Eu tenho um restaurante de comida orgânica e minha franquia de depilação a laser terá uma linha de produtos de beleza feitos a base de vegetais. Essa cultura está no meu dia a dia e nos negócios que eu abro. Meus negócios têm que conversar dentro do mundo em que eu me proponho a estar.”