IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #95: Diego Machado, diretor global de criação da AKQA

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Do UOL, em São Paulo

26/07/2021 15h00

Estamos em uma das épocas mais criativas da humanidade? E como as agências de publicidade vão se encaixar neste "novo" momento?

Para falar sobre a criação de novos olhares na propaganda, o podcast Mídia e Marketing desta semana recebe Diego Machado, diretor global de criação da AKQA —confira a entrevista no vídeo acima, na íntegra.

"A gente gosta de complicar na propaganda. O universo da publicidade "se bastou" por muito tempo e a gente acabou criando um linguajar próprio. Precisamos ter uma mentalidade de olhar para o futuro, com olhares mais colaborativos", afirma (a partir de 12:04).

A AKQA, que pertence ao grupo de comunicação WPP, é um estúdio criativo que está no Brasil desde 2014. Com um formato diferente do tradicional, a empresa mistura consultoria com campanhas criativas, para clientes como Netflix, Google e Nike.

"Estamos indo para uma das épocas mais criativas da humanidade. A gente vê tanta tecnologia, vê tanta novidade e não é legal parar para fazer sempre o mesmo. Nossa ideia é puxar um pouco mais os clientes, as marcas, para buscar novas tentativas. Precisamos nos reinventar. Precisamos sair um pouco dessa bolha da publicidade", afirma Diego (a partir de 33:02).

Publicidade como entretenimento

A AKQA já possui certa tradição de unir publicidade e música. A empresa já fez trabalhos com nomes como Usher, Lady Gaga e Elton John, no exterior, e com Emicida e Baco Exu do Blues, no Brasil --em alguns destes, foi premiada no Cannes Lions, o maior festival de publicidade do mundo.

"É muito clara a evolução do consumo de entretenimento no mundo. Até por isso, as marcas precisam ser ícones, precisam trabalhar como veículos de entretenimento", declara (a partir de 16:10).

Recentemente, a empresa anunciou uma joint venture com o Coala Festival. "É uma forma de produzirmos uma ponte entre inovação, tecnologia e música. Não acho que publicidade seja arte, mas dá para aproximar e fazer coisas tão lindas e tão produtivas como arte. Somos todos criativos, sejamos músicos, estéticos ou como criadores dos discursos de uma marca", afirma Diego (a partir de 21:08).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.