IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #120: Sandra Collier, head de marketing do Starbucks

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

14/02/2022 15h48

Como é trabalhar o "desejo por café" no consumidor? E quanto a experiência de compra é fundamental para que o cliente volte à loja?

O programa Mídia e Marketing desta semana recebe Sandra Collier, head de marketing, fidelidade e categorias da SouthRock, operadora da marca Starbucks Brasil —veja a entrevista, na íntegra, no vídeo acima.

Com mais de 140 lojas pelo Brasil, como a marca trabalha para ser desejada pelos clientes? "A relação do brasileiro com o café é diferente (do resto do mundo). O café faz parte de nossa história e da nossa cultura, e isso aumenta muito a responsabilidade", afirma Sandra (a partir de 11:32).

A executiva também comenta sobre os lançamentos locais, como o frapuccino sabor brigadeiro, a coxinha de frango e o pão de queijo —receitas exclusivamente brasileiras.

"O expressinho do dia a dia também é campeão de vendas. Para o brasileiro, tomar um cafezinho é muito mais do que simplesmente tomar um cafezinho, isso é muito particular", declara.

Sandra ainda fala sobre a ampliação da transformação digital da empresa durante a pandemia. "Já existia a programação do relançamento do app. Com a pandemia, aceleramos o lançamento, inserindo um novo canal de vendas: o pedido para retirada em loja. Também houve uma mudança no programa de fidelidade, para que os consumidores conseguissem resgatar produtos de maneira mais fácil", diz (a partir de 4:59).

"Eu sou"

A executiva ainda explica como funcionou a ação "Eu sou". Na iniciativa, criada pela agência VMLY&R, a empresa se propôs a auxiliar na mudança de nomes de colaboradores transgênero da rede, com o suporte a integrantes das ONGs Casa 1 e Casa Florescer.

As pessoas interessadas no processo puderam dar início à mudança de seus nomes por meio da retificação e emissão de uma nova certidão de nascimento, com suporte jurídico, legal e psicológico da empresa, que cobriu todos os custos envolvidos no processo.

"Estamos no 3º ano da campanha, criada para deixar um legado positivo para a sociedade. O papel social das marcas cresceu muito nos últimos anos", diz (a partir de 19:07).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.