Em novo gibi de Mauricio de Sousa, Cascão vende suco e vira empreendedor
O criador da "Turma da Mônica", Maurício de Sousa, 78, lança hoje (30), em São Paulo (SP), um gibi que terá como temas o empreendedorismo e os sonho de seus personagens. Em uma das histórias em quadrinhos, o Cascão, para comprar uma bola de futebol, monta uma banca para vender suco de limão.
Em outra HQ, Chico Bento tenta despoluir o rio de sua cidade.
Com tiragem de 150 mil exemplares, a publicação “Turma da Mônica: semeando sonhos, empreendedorismo” é dirigida aos estudantes da capital paulista, de 1ª a 4ª séries.
O cartunista afirma que ficou à vontade para criar o gibi, pois, desde os seis anos de idade, é um empreendedor. Com o dom de desenhar, criava pipas e cartazes para professoras de sua escola.
“Como o Cascão, aprendi que o empreendedor deve planejar e focar seu negócio para obter sucesso”.
O dinheiro financiou os estudos e a compra de material para desenhar. Paralelo aos estudos, planejou a estratégia de se lançar autor de quadrinhos, o que ocorreu, em 1959, aos 24 anos, com o lançamento de sua primeira tira, o Bidu, na Folha.
Leia também
- Mauricio de Sousa cria empresa e promove shows com a Turma da Mônica
- Mauricio de Sousa: economia fica mais divertida nos gibis
- Saiba como o criador da Turma da Mônica
lida com suas finanças pessoais - Mauricio de Sousa fala sobre os negócios
da Turma da Mônica - Galinha Pintadinha sai do Youtube e vira fenômeno de vendas
“Desde os seis anos, aprendi que tudo é possível, desde que se coloque a mão na massa”, diz o criador da 'Turma da Mônica'”.
A publicação é uma parceria com a Oscip (Organização da sociedade civil de interesse público), Confia ME (Microfinança e Empreendedorismo), que investiu, segundo o presidente da entidade, Luiz Augusto de Souza Ferreira, 32, R$ 150 mil no projeto.
O gibi será distribuído em escolas públicas da capital de 1ª a 4ª séries do ensino fundamental e CEUs (Centro Educacional Unificado).
“Com o gibi, queremos apresentar aos estudantes numa linguagem que eles conhecem, exemplos de empreendedorismo”, diz Ferreira.
Segundo o consultor de marketing do Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresa), Marcelo Sinelli, por ser uma linguagem de fácil assimilação, o quadrinho ajuda o jovem a entender o empreendedorismo de maneira mais fácil.
“De forma lúdica, o estudante aprende que pode, no futuro, ser dono do seu próprio negócio”, diz Sinelli.
O consultor afirma também que há outras formas de divulgação com internet. “A mídia digital é de fácil domínio do jovem e pode ser um instrumento útil para divulgar o empreendedorismo”.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.