PUBLICIDADE
IPCA
+0,31 Abr.2021
Topo

Podcast

Mídia e Marketing

Entrevistas com grandes nomes do marketing, propaganda e criatividade no país


Mídia e Marketing #83: Luiz Sanches, presidente da AlmapBBDO

Mais Mídia e Marketing
1 | 25

Renato Pezzotti

Colaboração para o UOL, em São Paulo

03/05/2021 14h01

A pandemia fez com que as marcas entrassem na era do "pós-propósito", uma evolução do conceito de propósito. Agora, o desafio das empresas é assumir uma postura social mais ativa, com projetos que tenham impacto real, e não somente criados para comunicação.

Chegou a hora, então, das marcas exercerem um papel ainda mais relevante na sociedade. Este é um dos temas tratados no episódio #83 do podcast Mídia e Marketing, com Luiz Sanches, presidente da agência AlmapBBDO, publicado hoje (03) - veja o vídeo completa da entrevista acima.

"Vivemos uma crise de confiança nas instituições. Hoje, você confia mais numa marca do que num político. As empresas têm um papel social muito grande, de direcionar, de orientar as pessoas. As marcas também precisam dar um pouco de esperança para as pessoas", diz Luiz (no vídeo acima, este trecho está a partir de 1:18).

A AlmapBBDO é responsável pela comunicação de empresas como Gol Linhas Aéreas, Volkswagen, Havaianas, Bradesco Seguros, Diageo (dona das marcas Johnnie Walker e Smirnoff), Pepsico e WhatsApp, por exemplo.

Criatividade direcionada pelos dados

E quais são as principais transformações que as agências de publicidade têm atravessado? E como é manter a chama da criatividade acessa numa época em que falamos apenas de dados?

"A criatividade, que é o nosso maior asset, é o que faz a diferença em qualquer jogo. Os dados são importantes, mas sem a criatividade, eles se tornam commodities", afirma (a partir de 8:50).

Como exemplo, Luiz cita a participação de Havaianas em uma das lives de Marília Mendonça, em abril do ano passado - 3,2 milhões de pessoas acompanharam simultaneamente a apresentação da cantora.

"Isso permitiu que as pessoas tivessem um acesso diferente com a marca. O fundamental, agora, é perceber oportunidades que ninguém está vendo", diz (a partir de 11:17).

Os podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts e em todas as plataformas de distribuição. Você pode ouvir Mídia e Marketing, por exemplo, no Spotify, na Apple Podcasts e no YouTube.