Lojas não devem exagerar no preço de lembrancinhas na Copa, diz consultor
A Copa do Mundo deve aumentar as oportunidades de negócios para quem trabalha com lembrancinhas ligadas a joias e bijuterias, segundo o consultor do Instituto Brasileiro de Gemas e Metais Preciosos (IBGM) Marcelo Suzana.
Exagerar nos preços, no entanto, pode gerar encalhe de produtos e resultar no fracasso do negócio, afirma o especialista. “Em Londres, em 2012, as vendas de produtos alusivos às Olimpíadas foram um fracasso. Os preços eram proibitivos”, afirma.
"Os lojistas precisam oferecer bons produtos, com qualidade e preços razoáveis. Uma joia, tudo bem, pode custar caro. Mas uma bijuteria, que a pessoa compra como souvenir, deve ter um preço baixo”, diz.
Outra dica do consultor é ter vendedores que falem pelo menos inglês para atender ber aos turistas estrangeiros.
Parceria com grandes marcas pode ser boa saída para pequenas
A estimativa é que 7 milhões de turistas estrangeiros e 60 milhões de brasileiros visitem as 12 cidades-sede durante o mundial esportivo, segundo o consultor. Cada um deve realizar entre quatro a cinco viagens no período, e a maioria quer levar um pedaço do local visitado como recordação, diz o especialista.
Há oportunidades para empresas de todos os portes, já que há turistas dispostos a pagar mais por um presente, e outros que preferem comprar apenas uma lembrancinha.
Para o consultor, as grandes marcas de joalherias não terão dificuldades em comercializar seus produtos por serem mais conhecidas pelo público. Algumas, inclusive, por estarem presente em outros países, também atraem os turistas estrangeiros.
O pequeno empresário que produz bijuterias, no entanto, pode sofrer mais, segundo o consultor, até conquistar a confiança dos turistas. "Uma alternativa seria se aliar a uma marca famosa para expor suas peças no estabelecimento ou fazer uma parceria para produzir uma coleção juntos."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.