IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Sem buscar "resultados a qualquer custo", Inec leva prêmio de liderança

91% dos funcionários do Inec consideram  o chefe coerente, e 76% afirmam que ele oferece feedback apropriado  - Divulgação/Inec
91% dos funcionários do Inec consideram o chefe coerente, e 76% afirmam que ele oferece feedback apropriado Imagem: Divulgação/Inec

Diogo Antônio Rodriguez

Do UOL, em São Paulo

01/12/2020 15h31

Resumo da notícia

  • Inec venceu o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2020 na categoria "Liderança Mais Incrível" entre empresas de grande porte
  • 91% dos funcionários consideram o chefe "coerente"; 76% afirmam receber feedback apropriado sobre desempenho; e 34% considera gestão "inspiradora"
  • Com 7.600 colaboradores, organização promove o desenvolvimento sustentável do Nordeste, por meio de programas de microcrédito e projetos sociais
  • Em 2019, programa de microfinanciamento rural Agroamigo e sua versão urbana, Crediamigo, investiram mais de R$ 13 bilhões na produção local
  • Todos os funcionários recebem o mesmo pacote de benefícios, que inclui vale-alimentação, plano de saúde, seguro de vida e auxílio-creche
  • Organização ofereceu mais de 20 mil oportunidades de treinamento e capacitação aos funcionários em 2019

Sediado em Fortaleza (CE), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec), promove o desenvolvimento sustentável na região, principalmente por meio do microcrédito. "Trabalhamos pelas pessoas e para as pessoas", explica Helda Kelly dos Santos Pereira Lima, diretora administrativo-socioambiental. Então, faz sentido que "desenvolvimento sustentável" também seja um dos valores internos para lidar com os próprios funcionários. "Toda a nossa estratégia passa pelo apoio e crescimento dos colaboradores", diz.

Ficha Inec - Arte UOL - Arte UOL
Imagem: Arte UOL
Com essa mentalidade, o Inec levou o Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar 2020 na categoria de "Liderança Mais Incrível" entre as organizações de grande porte (com mais de 1.500 funcionários). Hoje, o instituto conta com mais de 7.600 colaboradores, em todo o Nordeste, e também em Minas Gerais e Espírito Santo.

A participação desses colaboradores na pesquisa FIA Employee Experience, que serve de base ao prêmio, mostrou os pontos fortes do Inec. Para 34% deles, a principal característica de seu chefe é inspirar as pessoas ao seu redor. Outros 17% disseram que é a habilidade de desenvolver o potencial da equipe. Cerca de 91% disse que o chefe é coerente: ele age de acordo com o que diz. E 76% afirmaram que o gestor oferece feedback apropriado sobre seu desempenho.

"Somos premiados por nossas práticas de gestão de pessoas há muito tempo. Cada vez mais, a gente reforça a importância de continuar e fortalecer essas práticas", explica a gerente de desenvolvimento humano Maria Socorro Reinald. "Nós entregamos resultados, mas não a qualquer custo. É sempre com ética, com pessoas muito bem capacitadas e desenvolvidas, para chegar numa performance sustentável."

Benefícios iguais para todos

Funcionários do Inec - Divulgação/Inec - Divulgação/Inec
Em 2019, organização ofereceu mais de 20 mil vagas em cursos e formações para colaboradores
Imagem: Divulgação/Inec
O Inec é uma sopa de letrinhas: uma ONG também qualificada como OSCIP (Organização Social de Interesse Público). Ou seja, é uma entidade privada, mas que atua em áreas típicas do setor público, com interesse social. O financiamento pode vir do Estado ou de doações de outras empresas.

Um exemplo prático: em parceria com o Banco do Nordeste, o Inec criou o primeiro programa de microfinanciamento rural para agricultores familiares da América do Sul, o Agroamigo. Há também uma versão urbana, o Crediamigo. Com ambos, são atendidos, anualmente, 3,5 milhões de microempreendedores. Só em 2019, foram investidos mais de R$ 13 bilhões.

Portanto, faz muito sentido que a organização tenha adotado o lema "O Inec é feito de gente". E, claro, ele também norteia a relação com os próprios colaboradores. O programa de benefícios, por exemplo, é totalmente horizontalizado: todos recebem exatamente o mesmo valor, independentemente do cargo ocupado. O pacote inclui vale-alimentação, plano de saúde, convênio com academia, seguro de vida e auxílio-creche, entre outros recursos.

Desde o primeiro dia de trabalho, o funcionário também recebe atenção individualizada. "Todos eles passam por um plano de formação para conhecer seu cargo. São acompanhados e avaliados por um tutor, um facilitador", explica Maria Socorro. "E os treinamentos continuam acontecendo durante toda a vida profissional do funcionário".

"Apenas em 2019, foram oferecidas mais de 20 mil vagas em cursos e formações", complementa Helda. O motivo de tanto zelo é a dificuldade em encontrar profissionais com certos conhecimentos especializados, como microcrédito. "Precisamos capacitar esse pessoal. A formação tem que ser muito bem feita".

Inteligência artificial no processo seletivo

Se os prêmios por gestão de pessoas não são uma novidade para o Inec, é porque as pesquisas de clima organizacional também não são. Elas acontecem todo ano, com a função efetiva de estabelecer um plano de ação para gestores e líderes. Esse plano é coordenado e aprovado por uma comissão formada por representantes de todos os setores, e depois implementado por equipes em cada estado em que a empresa atua.

Isso não mudou nem durante a pandemia. "Nós já tínhamos práticas muito bem definidas de gestão de pessoas e isso foi intensificado. Acompanhamos e diagnosticamos semanalmente cada equipe", afirma Maria Socorro. Para minimizar os impactos nos funcionários, não houve redução de salário nem demissões. Quem podia, adiantou as férias. Os empregados que ganham com base em remuneração variável receberam seus pagamentos de acordo com a média dos seis meses anteriores à pandemia.

Com todas essas qualidades, a organização sempre foi bastante procurada tanto por iniciantes no mercado de trabalho quanto por profissionais experientes. "Só até junho deste ano, abrimos mais de 600 processos seletivos", conta Maria Socorro. Para dar conta de tanto trabalho, elas contam com a tecnologia. "Conseguimos usar inteligência artificial para mapear perfis de candidatos que têm fit com a nossa cultura. Hoje, esse é nosso principal critério".

O Prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar é uma iniciativa da Fundação Instituto de Administração (FIA) e do UOL. A premiação é baseada na pesquisa FIA Employee Experience, respondida por 150 mil funcionários de mais de 300 empresas brasileiras, entre agosto e setembro. Confira os vencedores: